sexta-feira, agosto 21, 2009

Conceito Estratégico Nacional

Há dias, enquanto esperava a minha vez no centro de saúde, estive a ler uma entrevista que o Prof. Adriano Moreira deu à revista Única. Nessa entrevista, frisava que há muito Portugal abandonou aquilo que se designava de "Conceito Estratégico Nacional".

O próprio termo, muito utilizado no tempo da ditadura, soa por si só a pensamento único e imposto, mas a verdade é que nenhum estado poderá evoluir de forma sustentável se não houver um consenso quanto a um conjunto de politicas que defendam o interesse nacional a longo prazo. A constante reavaliação e redefinição das politicas ao sabor da mudança dos governos só pode resultar na perda de sinergias que apenas prejudicam o referido interesse nacional.

Mas esse conceito estratégico deveria ser adoptado não só ao nível nacional, mas também ao nível do poder local. É absolutamente indispensável que as autarquias locais estabeleçam um conjunto de objectivos e estratégias a médio e longo prazo que permitam abordar o futuro com antecipação, evitando atrasos na tomada de decisões que poderá resultar na diferença entre o ter tudo e o não ter nada.

Sem comentários: