segunda-feira, junho 08, 2009

Ecos da romaria


"Não há festa que não acabe"
Proverbio chinês

15 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de comentar a originalidade da Nossa Senhora de Fátima que ia na procissão de domingo de unhas pintadas a vermelho e de mãos direitas.Tanto se fotografa e isso ninguém apanhou?

Gostaria ainda de saber se alguém tem fotografias do desfile das modelos que ladearam o andor de Santo António! Estamos numa procissão religiosa ou .....! Enfim, só lamento que pessoas tão criticas para uns assuntos, não vejam estas cenas!
AH, e o padre é que se porta mal!!!

Hanokh disse...

Caro/a Senhor/a Anónimo/a,

O Nuno Sousa não lhe responde ao comentário, mas eu vou responder. Não porque me sinta ofendida: nem tinha as unhas pintadas de vermelho nem desfilei ao lado do andor de Sto António.

Como sabe, e se não sabe fica a saber, sou Mordoma da Nossa Senhora do Rosário. Ia na procissão a desfilar, tal como disse (e como eu também digo e penso. Afinal o que é uma procissão destas?Um desfile!!!Um desfile de fé?Não acredito que seja!É, antes, uma tradição de cariz religioso!Já foi um acto de fé, nos primórdios, agora não é!), mas ia ao lado do andor de Nossa Senhora do Rosário!
Deve ter apreciado bem o desfile. Não só apreciou, como foi mesquinho/a o suficiente para se aperceber que a Nossa Senhora tinha as unhas vermelhas. Tamanha deve ser a sua fé, suponho!Aliás, perguntou-me se a sua fé, que deve ser gigante, fez com que tomasse parte na procissão? Veja bem, eu ajudei a vestir os figurados e nem me apercebi das unhas vermelhas! Quanto às modelos que ladearam o andor de Sto António, talvez não tivessem o traje mais adequado, talvez! Estamos a ponderar a utilização de burkas na próxima procissão!Sabe porquê? Para não suscitar o apetite sexual nos homens e evitar os olhares invejosos das mulheres!Em qual dos grupos se enquadra?

Helena Costa

Anónimo disse...

Lamento se a ofendi!

As atitudes ficam com quem as tomam!

Hanokh disse...

Não se lamente ou não leu o meu comentário?Não me ofendeu...Não estou enquadrada em nenhuma das suas críticas...o que me cai mal e me dá cabo dos nervos é gente mesquinha...e muito mais gente mesquinha que nem o nome dá...

As suas considerações sobre a procissão são patéticas!!

anonimo2 disse...

dou o meu apoio a Hanokh.
"Deve ter apreciado bem o desfile. Não só apreciou, como foi mesquinho/a o suficiente para se aperceber que a Nossa Senhora tinha as unhas vermelhas."

aproveito para dar os parabens aos mordomos e aos restantes elementos da confraria pelo excelente trabalho que têm feito.
continuem assim

Anónimo disse...

Há gente que pensa que é alguém na vida!
Por acaso não vi a procissão, mas já ouvi a alguém, que, realmente foi uma vergonha a roupa que determinadas mordomas usaram.
É triste recorrerem a estas situações e trajes. E mais triste é o segundo comentário que foi feito!
Eu percebi a das unhas vermelhas: será fé, ou mais uma a leiloar-se?
Enfim ...
Mas pelo que tenho lido, não podemos dar opinião, há logo resposta de pavão!

anonimo2 disse...

respeito a sua opinião, Caro/a Senhor/a Anónimo/a, embora não concorde com ela, mas cada pessoa tem as suas opiniões.

não quero com isto ofendê-lo(a) mas tem que compreender que cada pessoa é livre de manifestar a sua opinião.


mais uma vez dou os parabens aos mordomos e aos restantes elementos da confraria pelo excelente trabalho que têm feito.
continuem assim

Anónimo disse...

caro/a anónimo/a, para poder corrigir essas coisas todas é muito fácil, no próximo ano acaba o mandato da nossa confraria, se quiser pode ficar já de reserva para daqui a dois anos prestar serviços! mas antes da prossição tem que vestir as modelos ao seu agrado! para ficar de reserva
tem é que dar o seu nome, se é que o tem!!!!!!!!!

Ass: João Correia

Hanokh disse...

Caro/a anónimo/a das 12:41AM, é óbvio que pode e deve dar a sua opinião. Debater é uma actividade salutar, eu gosto e alinho!O problema é que o caro/a anónimo/a das 10:18 opinou, ofendeu e estava à espera que a gente lhe fizesse uma vénia de consentimento. "Quem diz o quer, ouve o que não quer." Sabedoria popular, meu/minha caro/a!

Quanto ao vosso problema com as unhas e com os trajes, confesso que não percebo!Na minha opinião resume-se a um sentimento: INVEJA!Mas não vou mais discutir consigo sobre isso. Vou deixar-vos com o vosso pseudo-moralismo.

Adenda 1: Nesta época balnear, aconselho-os/as a não colocar os pés na praia. Anda por lá muita malta pecadora com trajes reduzidos e unhas pintadas de vermelho e o que nós não queremos é que a vossa alma puritana fique denegrida!

Adenda 2: O anonimato é uma atitude verdadeiramente cristã!Os meus parabéns!Consta, na bíblia, que Jesus andava de rosto tapado enquanto pregava...

Anónimo disse...

Caro João Correia, veja como escreveu procissão!

Que feio que é querer ser gente e nem saber escrever!

Anónimo disse...

Feio é ser Fraco/a como o/a Senhor/a que deve ser muito Feio/a, Tanto de nome como de Cara.



Ass: JOÃO CORREIA

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
outro anónimo disse...

peço desde já desculpas ao nuno sousa por utilizar este espaço para um fim diferente do que ele o criou mas era só para dizer a todos os elementos da confraria, incluindo os mordomos, para continuarem com o bom trabalho que tiveram até hoje e não ligarem a comentários de pessoas que não sabem o que dizem.

Caro/a Senhor/a Anónimo/a acho que deveria pensar seriamente no convite que o joão correia lhe propus

Anónimo disse...

Quando deixei o meu comentário sabia que as verdades doíam, nunca pensei foi que doessem tanto!

anonimo2 disse...

concordo plenamente com a tua resposta ao meu comentario das 12:41

mais uma vez dou os parabens aos mordomos e aos restantes elementos da confraria pelo excelente trabalho que têm feito.
continuem assim