sábado, maio 05, 2007

Padeiras de Pitões



Pitões das Júnias é uma aldeia do nosso interior esquecido pelos políticos que tudo prometem para chegar ao poder, mas uma vez alcançado passam a comer doses exageradas de queijo. Mas pitões é uma daquelas aldeias dotadas de uma forte personalidade que faz com que seja muito procurada como destino turístico. Claro que isso não acontece por acaso e deve-se sobretudo à grande tenacidade dos seus habitantes que têm tido a sabedoria de a tornar um local agradável de visitar. Há vários anos que não passava por pitões e foi com enorme satisfação que ao visitar o forno comunitário dou de caras com estas duas amáveis senhoras que tiveram a iniciativa de o revitalizar. Aqui está uma iniciativa digna de aplauso na medida em que veio melhorar a oferta de serviços na aldeia e também garantir a fixação das pessoas à terra. Para além da agradável temperatura que se fazia sentir no seu interior ( a contrastar com os 2 graus positivos do exterior) fui acolhido com uma enorme simpatia e tive ainda o privilégio de adquirir uma "broa" confeccionada naquele antiquíssimo forno que voltou a ser útil não só pela vertente económica mas também pela sua expressão cultural.
Fica aqui o convite a que visitem pitões, passem no forno comunitário e deliciem-se com o sabor do magnífico pão caseiro.


1 comentário:

Anónimo disse...

por acaso.....por vezes, as pessoas descriminam certas profissoes, valorizando sempre os doutores, os engenheiros, etc.... mas tambem é bom recordar que uma padeira, penso eu que era a padeira de aljubarrota que ajudou na batalha contra os castelhanos!!!

andreia enes