quinta-feira, junho 18, 2009

O soco

É duro cair na realidade!

Infelizmente, a Igreja católica não faz um mínimo esforço para se distanciar do estereótipo com que a sociedade a tem conotado. Ao invés disso, insiste nas mesmas formulas, nos mesmos rituais e ignora, ou até reprime, qualquer impulso que a coloque em causa ou ouse sequer questiona-la.

3 comentários:

Meg Rodrigues disse...

Ser tradicional não significa ser contrário à modernidade. Nuno, desculpe-me, religião é um assunto muito delicado, o que torna tão difícil discutir ("alteridade" dos argumentos). Com sinceridade, diante de todo esse tradicionalismo, a igreja católica não se fortaleceu, parece compensar sua ausência nas questões sociais.

Já espiei várias vezes suas fotografias. Gostaria da sua autorização para reproduzir algumas imagens de seu portfolio.
(meg@globo.com)

Muito obrigada pela visita.

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo. No seu tempo, Cristo pôs em causa muitos costumes de entao, criticando mesmo os chefes religiosos. Se nos consideramos cristaos, o nosso dever é fazer o que ele nos ensinou: ter uma postura crítica perante esta instuiçao cada vez mais ultrapassada.

Bem haja.

Hanokh disse...

O que mais me enerva na maioria dos cristãos católicos (e de certo modo, em todos os cristãos) é a capacidade que têm de fazer dos pormenores (a maior parte das vezes pormenores culturais*, mas não só!também pormenores ideológicos, chamemos-lhe assim: se Maria era virgem, se existem Santos, se Jesus casou com Maria Madalena, blá blá blá) a essência da fé cristã!

Pelo que me ensinaram e pelo que construí na procura do conhecimento, a essência da fé cristã é o Amor: O Amor ao próximo como reflexo do Amor que temos a Deus!E quando falo em próximo não me restrinjo ao Ser Humano!A natureza é-nos próxima, a política é-nos próxima, os animais são-nos próximos, etc!E não é preciso ser nenhum Douto em Teologia para saber isto. O Amor é a essência da fé cristã!Os cristão dividiram-se por causa dos tais pormenores que falei acima e, de certo modo, perderam-se nesses pormenores!

É por isso que eu me sinto ofendida quando me falam em unhas vermelhas e trajes menos adequados como ultraje e ataque à moral cristã! São pormenores culturais que não inibem o Amor Cristão e que fazem transparecer uma imagem patética da Igreja Católica!

É quando me dizem coisas desta que que quase perco a esperança de ver as gerações futuras (quiçá, filhos e netos) integrados numa Igreja Cristã alegre, cheia de esperança e focalizada naquilo que é a essência da sua fé: O Amor.

[*Nota: Tenho plena consciência que existem pormenores culturais que ofendem a essência da fé cristã, por exemplo, a mutilação genital!Isto é, pormenores que atentam à liberdade humana!Os pormenores de que falo em cima têm mais a ver com as tendências da moda: cabelos aos picos, cabelos penteados de laranja, saias acima do joelho ou tatuagens!]