domingo, abril 13, 2008

Óculos de sol

Não gosto de óculos de sol. Compreendo a sua necessidade, mas não gosto.
Os óculos impedem-nos de ver e ser vistos. Alguém de óculos de sol é alguém com uma máscara. Alguém que se envergonha de olhar cara a cara. Alguém que não quer ver a realidade tal como ela é. Coloca-os para não ver uma realidade ainda mais escura. E não obstante, se tiver a coragem de os retirar, tornará a vida bem mais clara.

Na foto:Um vendedor ambulante de feições aparentemente estrangeiras, oferece-nos a possibilidade de ignorarmos ou pelo menos disfarçarmos que conhecemos a sua triste realidade.
Cambeses - Fevereiro de 2008

3 comentários:

Anónimo disse...

Partilho da mesma opinião, e considero que "os olhos são as janelas da alma", sem os ver directamente não conseguimos ver o que de mais sincero as pessoas nos podem dar, o seu olhar!

E já o velho provérbio diz que "um simples olhar vale mais que mil palavras" então, porque fazem tanta questão as pessoas de esconder o seu olhar!?

continua***

José Fernando Vale disse...

Discordo! O problema está no excesso de sol.
Sol a mais provoca determinadas acelarações fisiológicas, que, por sua vez, vão despoletar comportamentos narcisistas.
Eu tenho e, acreditem, fico consciente que estou a fazer uma boa figura, sabendo, de antemão, que ninguém conseguirá ver a lubrificação narcísica dos meus olhos.
Além do mais, temos tanta gente feia a arrastar-se por aí que um bom par de óculos-de-sol ajudam a cultivar a ideia: "a portuguesa é a mais bonita".

heheheh

Anónimo disse...

Eu adoro usar óculos mas é só mais quando estou no carro, não pertendo esconder-me de ninguém só porque uso óculos de sol quando estou no carro.
Gostei da sua justificação, realmente faz sentido, a maioria das pessoas usa óculos para não poderem ver os seus olhos.

Espero uqe o seu blog continue assim ou que vá para melhor.
Beijos