quarta-feira, outubro 18, 2006

Festas em Honra de N.Sra. do Lago - Gemeses


Decorrem todos os anos, no primeiro domingo de Agosto, as festividades em honra de N. Sra. do Lago, na localidade da "Barca do Lago" em Gemeses Esposende. Há vários anos que mantinha o desejo de fotografar esta festa, de modo especial a procissão do rio, em que a imagem de N. Sra do Lago é levada pelos pescadores da freguesia a bordo de um dos seus barcos, e escoltada por dezenas de outras embarcações, criando assim um momento de rara beleza e pleno de simbolismo, ao mesmo tempo que o pregador convidado profere palavras alusivas à Virgem do Lago.
Este ano finalmente, conciliei a minha "agenda" e pude presenciar este momento que agora partilho convosco em imagens. Espero que gostem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Nuno já assisti por diversas vezes a esta festa realmente é fascinante,seria bom que as tradições nunca acabem.
Abraço
L.Duarte

PRENES disse...

Olá Nuno,
Gostei deste teu trabalho, além da magnificência das fotos e dos momentos que retratam, não deixa de ser uma excelente promoção e divulgação desta festa.
Confesso que nunca tive o prazer de assistir ao vivo à procissão do rio, mas fiquei com vontade em lá ir numa próxima edição.

Um abraço.

Anónimo disse...

Olá
Pelo que percebi fotografa habitualmente as festas da berca do lago.
Tem fotografias desde que data?
estaria interessado em expor essas fotografias num evento a realizar em Gemeses? Responda para centrodesolidariedadesocialdegemeses@hotmail.com