sexta-feira, outubro 11, 2019

S/ Título



-"A culpa é vossa!"

Foi assim, sem papas na língua, que ouvi de viva voz de um Clérigo Jesuíta em resposta a uma pergunta retórica sobre as razões do estado anémico da religião em geral, e católica em particular e dos seus múltiplos e complexos problemas.

-"sejam mais exigentes!, questionem-se, mantenham-se informados e formados, e muitos dos problemas seriam evitáveis", acrescentou.

Na verdade é isso mesmo que acontece. É fácil estar de língua afiada para desferir o primeiro ataque, mas, e porque, poucas vezes temos conhecimentos suficientes para relativizar, contextualizar e esclarecer os assuntos que à Igreja dizem respeito, raramente somos capazes de ter a coragem de defender a nossa crença e explicar porquê.

Claro que tudo isto tem uma razão e uma origem. Uma Igreja acéfala, acrítica e (ainda) de multidões, interessa naturalmente àqueles que detém o poder. Acéfala e acrítica o bastante para que não crie ondas, não coloque questões e uma aparente paz vai reinando entre as ovelhas... até que um qualquer jornal, rede social ou pasquim crie um levantamento do rebanho, que depois, ( e este é o reverso da moeda com que não contam) devido à sua acefalia, se agitará em debandada desordenada e em choque uns contra os outros.

... e voltamos à primeira delação: - a culpa é vossa!

Sim. A culpa é nossa, porque a Igreja somos todos nós...

Foto: Fão, Janeiro de 2019

Sem comentários: