quarta-feira, fevereiro 18, 2009

"A sorte grande"


Bem sei que é utópico falar em economia positiva, na medida em que quando traçamos um parecer económico, ou uma simples análise, estamos sempre condicionados por uma certa subjectividade.
Contudo, não será de escamotear a opinião proferida hoje pelo prof. Daniel Bessa e amplamente subscrita pela generalidade dos economistas, de que a actual crise internacional foi a sorte grande para o actual governo. De facto, o nosso país continua a sofrer de profundos problemas estruturais que só não são mais evidentes porque a actual crise desviou todas as atenções. Será caso para perguntar afinal para que serviram os últimos 4 anos de intensos sacrifícios ao nível fiscal, de supressão de regalias, de destruição de serviços sociais, se com apenas alguns meses de crise o deficit já disparou para valores acima dos famigerados 3% e pelo que indica o próprio governo e banco de Portugal, ainda não batemos no fundo.
Por fim, pasme-se quando o governo prevê um aumento das receitas fiscais para 2009 apesar do actual panorama económico.

1 comentário:

Anónimo disse...

A única certeza que temos é que depois de bater no fundo... vai ser sempre a subir. A questão é quando é que encontramos o fundo num poço escuro como este!?