domingo, janeiro 06, 2008

Junipac - 20 anos

O Grupo de Jovens de Creixomil, (JUNIPAC), nasceu há 20 anos pela mão do Pe. Firmino Cachada e de alguns Jovens de então. Movidos por uma necessidade em dinamizar a juventude de Creixomil, o "Grupo de Jovens da Paróquia de Creixomil" rapidamente se afirmou na comunidade, assentando a sua acção numa matriz Cristã. Contudo não podemos confundir a Junipac àquilo que vulgarmente se chama de "um grupo de Igreja". O seu campo de acção foi quase sempre outro, tomando variadas iniciativas de índole cultural, mas sempre sem esquecer os seus princípios fundadores. A revitalização do canto das janeiras, desfolhadas minhotas, desfiles carnavalescos, semanas culturais, exposições, Feiras do livro, palestras, Convívios, passeios de jovens, peregrinações a Fátima, Vias-sacras, dinamização de eucaristias, espectáculos de Natal entre muitas outras actividades, orgulham a freguesia há duas décadas.
Contudo, não basta um honroso passado, para que se garanta a sustentabilidade do grupo. É necessário que as actuais gerações de Jovens olhem para o grupo com sentido crítico e
tenham a capacidade de apontar falhas e indicar novos caminhos eventualmente adaptando-se aos tempos que correm, mas sempre sem esquecer a sua génese.
Quero pois, dar os parabéns à JUNIPAC e deixar-lhe um apelo: Nunca esqueçam a vertente espiritual do grupo. Pode não ser tão glamorosa, mas é humanamente muito mais enriquecedora.

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo contigo: "Contudo, não basta um honroso passado, para que se garanta a sustentabilidade do grupo. É necessário que as actuais gerações de Jovens olhem para o grupo com sentido crítico e
tenham a capacidade de apontar falhas e indicar novos caminhos eventualmente adaptando-se aos tempos que correm, mas sempre sem esquecer a sua génese.
"