
Nesta época natalícia, deixo-vos esta foto que retrata bem a sobreposição de valores que actualmente caracteriza esta quadra.
Foto: Gandra - Esposende - Dezembro de 2008
Mais um ano está a chegar ao fim.
O sonho vive dentro de nós
Esta foto demonstra bem a atitude que muitos de nós tem perante os problemas. Embrenhamo-nos de tal forma neles que parecem montanhas intransponíveis e rochas inabaláveis, quando na verdade são apenas pequenas pedras ampliadas pela nossa proximidade. Tal como nesta foto.
Os resultados vindos a público sobre o Inquérito Social Europeu, demonstram que os Portugueses são os que se revelam mais insatisfeitos com a qualidade da democracia. São eles ( a par com os Espanhóis) os que menos participam em actividades de natureza politica ou cívica.
As procissões, bem como todas as manifestações de cariz religioso do nosso povo, não são, à semelhança dos crucifixos nas salas de aula, uma agressão à laicidade do estado?
O rosto continuava erguido, corajoso e desafiante, não mais às chamas, derrocadas ou outras catástrofes, mas sim à ameaça constante do esquecimento.
Crise...
Pelo Sonho é que vamos,
Muito se podia escrever sobre esta foto. Não vou escrever nada. Deixo isso à inteira consideração de cada um. Pode simplesmente observar e reflectir sobre a imagem, como pode escrever um comentário e deixa-lo aqui no micróbio e pode ainda, se o desejar, enviar-me um mail (n.sousa@iol.pt).
Gostava de conhecer a vossa opinião sobre a foto, mas sobretudo sobre a reflexão que ela nos sugere.
Fico absolutamente escandalizado quando vejo impingir às pessoas ideias modernistas com o simples argumento que as anteriores estão ultrapassadas. Sem mais. Sem cuidar de provar de forma mais ou menos objectiva aquilo que se defende.