segunda-feira, novembro 30, 2009

Uma janela

Peniche, Setembro de 2009.

Estou na ala de segurança máxima do forte de Peniche, precisamente na cela onde esteve detido Álvaro Cunhal. Nas paredes, desenhos de um dos detidos mais "perigosos". Olho para eles e compreendo porquê. Ainda hoje, vários anos depois da sua morte, continua a cativar pessoas e a transmitir a sua mensagem com a sua obra. Podemos não concordar com as suas ideias, mas mentiremos se não admitirmos que foi um homem singular e único.

A guia que nos acompanhou durante a visita, diz-nos que a princípio, nem lápis nem papel queriam dar a Cunhal. Acabaram por ceder, mas o oficial de serviço rubricava todas as folhas, o que resultou no paradoxo de assinar uma mensagem de liberdade, comunhão e fraternidade que eram o oposto do ideal que estava a defender.

Olho para os desenhos, agora emoldurados e lá está o reflexo da janela, a mesma janela gradeada que impedia a fuga, mas permitia a entrada de luz para desenhar e sonhar um mundo diferente.

quarta-feira, novembro 25, 2009

da paz

O Nobel da paz deste ano, preside um dos poucos países que não assinaram convenção internacional que proíbe as minas terrestres.

sábado, novembro 21, 2009

Sons do Minho

O inverno faz desaparecer estes fantásticos instrumentos que caracterizam bem a cultura do nosso povo minhoto.

Mas com a primavera, é -las a despontar, aqui e ali como malmequeres.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Blog.Wall




blog.wall[o que fazer com uma parede vazia?...]


O alt.blog, disponível em http://blog.fotoalternativa.net/ desde 2007, é o tema escolhido para a 2ª exposição do espaço_ALT.


Com cerca de 1000 fotografias, construímos uma parede que, em imagens, conta a nossa história. Pessoas, lugares vazios, cidades, intimidades... Uma história aos quadradinhos onde o visitante é convidado a levar um pedaço para casa.[o que fazer com uma parede vazia?... construímos uma outra parede.]


quarta-feira, novembro 11, 2009

Dar música

A nossa classe política dá-nos música e nós, povo de brandos costumes, vamos na cantiga.

O recente caso "face oculta", assim vai permanecer para sempre... oculto. Como convém.

segunda-feira, novembro 09, 2009

20 anos - 20 Séculos

Enquanto há valores que embora protegidos militarmente acabam por cair ao cabo de poucas décadas, outros mantêm-se de pé há mais de 20 séculos.

sexta-feira, novembro 06, 2009

Gerações

Vivemos a Era da Comunicação, mas não posso deixar de reparar que as recentes conquistas tecnológicas ao invés de aproximar, estão a afastar cada vez mais as gerações.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Foguetório

Foguetório!!!

Não pelo futuro incerto, mas pelo fim de um passado de má memória.