quinta-feira, outubro 29, 2009

Mudam-se os tempos...

Coimbra 8 de Junho de 1953 - Às vezes fico-me a pensar no grau de intolerância que é preciso para, num país como o nosso, existir uma incompreensão tão cega pelo drama de todos aqueles que vivem à margem da Igreja. Nados e criados num ambiente familiar católico, aplainados na doutrina, convivas mais tarde à mesa de uma literatura fradesca e devota, limitados às emoções de uma arte exclusivamente religiosa, rodeados de amigos praticantes, e a pegar e a despegar do trabalho ao som de sinos que tocam o Ave, só mesmo porque qualquer coisa de muito profundo, de muito rebelde, de muito invencível, se recusa dentro da natureza de tais anatematizados, explica que se arredem de um caminho onde tudo lhes seria fácil, e tomem por outro onde tudo lhes é difícil. …”

in Miguel Torga - Diário Vols VII e VIII

Passado mais de meio século, sou tentado a concluir que tudo se inverteu e são agora os crentes o objecto da incompreensão de que Torga nos falava em 1953.

instantes...

terça-feira, outubro 27, 2009

Objectividade

É quando nos distanciamos das coisas, que delas temos uma visão mais objectiva.

sábado, outubro 24, 2009

sexta-feira, outubro 23, 2009

VideoGrafando

As mais recentes câmaras fotográficas, são capazes de produzir videos que nos vão deixando de boca aberta. O filme seguinte foi captado com uma Canon EOS 5D.


Battle for Hearts and Minds Trailer from Danfung Dennis on Vimeo.

segunda-feira, outubro 19, 2009

Nobel do disparate

As recentes declarações de Saramago sobre a Bíblia, e sobre os católicos ultrapassam em muito o aceitável. Não se trata de ignorância. É deliberada má-fé.
Nem a idade avançada, nem tão pouco o seu Nobel, servem de desculpa para a afirmação de tamanho disparate.
Mais; alguém que tem uma opinião tão firme sobre a religião católica, devia olhar-se ao espelho e penitenciar-se pelos crimes horrendos que a sua ideologia politica foi capaz de perpetrar. Ficava-lhe bem pelo menos, estar calado.

sábado, outubro 17, 2009

Desconstrução

Os Brasileiros para além das considerações da Maite Proença, têm palavras deliciosas e cheias de significado.

quarta-feira, outubro 14, 2009

s/ título

O ar espampanante e folclórico do cruzeiro iluminado contrasta com a beleza e sobriedade da luz da lua.

terça-feira, outubro 13, 2009

(des)Equilíbrios

Há noticias que colocam em causa o equilíbrio de projectos que demoraram anos a solidificar.

Resta encontrar entre as ameaças, novas oportunidades.

domingo, outubro 11, 2009

Cultura e Religião

Um amigo meu, no seu blog Pasquinada, tem um post interessante sobre Cultura e Religião. Já agora deixo aqui o desafio para que leiam, e porque não, deixem uma opinião.

Demência

Esta imagem é o resultado da sobreposição no Photoshop de 2 registos autónomos. Trata-se da foto de uma pequena embarcação no rio Cávado e a textura degradada de uma outra embarcação que jaz ali perto.
Muito se discute acerca da verdadeira essência da fotografia e dos limites da edição e manipulação digital. Se considerarmos que a fotografia é apenas a técnica que permite registar a realidade, a manipulação digital é obviamente uma subversão dessa arte, mas se esta for encarada como meio de comunicação de uma mensagem (naturalmente pessoal e subjectiva), então praticamente não haverá limites nem fronteiras à nossa imaginação.
Esta foto é apenas uma pequena e modesta tentativa de encarar a fotografia no âmbito mais abrangente da segunda hipótese.