quinta-feira, março 27, 2008

Dia Mundial do Teatro


Foto: Elementos da Junipac, representam no espectáculo comemorativo dos 20 anos de existência do grupo. Ao longo de duas décadas, várias foram as peças representadas por este grupo. Amador, mas teatro.

De vítimas a criminosos


As mais recentes notícias sobre a indisciplina e violência na escola, fizeram das crianças e jovens portuguesas passar, como num toque de magia, de vítimas a criminosos.
Nem um nem outro extremos são verdadeiros. Seria importante que nos deixássemos de sensacionalismos baratos e nos preocupássemos mais com as causas deste tipo de comportamentos que muitas vezes reside em decisões políticas que aparentemente nada tem que ver com o assunto.
Hoje foi noticiado que o governo pretende emanar um conjunto de diplomas legais tendentes a facilitar o divórcio.
Medidas deste tipo, que promovem a desagregação da família, tem um efeito extremamente nocivo ao nível comportamental das crianças e jovens na medida em que a separação dos pais geralmente acarreta para os filhos um enorme sofrimento, que naturalmente se manifestará no seu comportamento. Até podem colocar um polícia ao pé de cada aluno. Se não se tratarem as causas, de nada valerá.

1 foto por dia

Foto: Nazaré, Agosto de 2007

domingo, março 23, 2008

Cambeses #9


Esta série de fotos que publiquei nestes dias de Quaresma, foram realizadas em Couto Cambeses, na tradicional procissão dos passos que no primeiro domingo da quaresma atrai milhares de devotos.
Tive conhecimento desta manifestação cultural e religiosa através do site do fotógrafo Nelson D'Aires, que em 2006, movido pela mesma curiosidade se deslocou ao local para registar fotograficamente a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo. Uma representação notável do jovem que personificou Jesus Cristo.
Para terminar deixo aqui uma curiosidade que revela bem a falta de importância que damos a este tipo de manifestações culturais e que muitos tendem até a ridicularizar. A registar o acontecimento, apenas estava eu e imagine-se um cameraman da TVE. Nem a RTP, nem qualquer jornal. Nada.

Boa Páscoa para todos.

Cambeses #8


Foto: Couto Cambeses - Barcelos - Fev. 2008

sábado, março 22, 2008

Cambeses#7


Foto: Couto Cambese, Barcelos - Fev 2008

Cambeses #6


Foto: Couto Cambeses, Barcelos - Fev 2008

Cambeses #5

"E se Jesus voltasse agora
e dissesse as mesmas coisas que falou na Galileia
de que lado eu estaria
ao chegar então o dia
de Jesus morrer na cruz?"

Foto: Couto Cambeses , Barcelos - Fev 2008

Cambeses#4


Foto: Procissão dos Passos, Couto Cambeses - Fev 2008

Cambeses #3


Os cristãos continuam, depois de 2000 anos, a não entenderem a mensagem de Jesus Cristo. Continuam a gladiarem-se em discussões estéreis como o modo como foi crucificado.
O próprio culto da cruz e da crucificação me fazem confusão. Será que a mensagem de Jesus Cristo se resume à morte na cruz.
Foto: Cambeses, Barcelos - Fevereiro de 2008

sexta-feira, março 21, 2008

quinta-feira, março 20, 2008

terça-feira, março 18, 2008

segunda-feira, março 17, 2008

Lado lunar


Esta paisagem quase lunar, foi feita junto a uma das lagoas existentes em Barqueiros provenientes da extracção de Caulinos que há décadas se efectua naquela freguesia do Concelho de Barcelos. Os godos brancos são sinal da existência no local de um potencial filão de caulino.

Todos temos o nosso lado lunar. Também a extracção dos caulinos tem o seu lado negro, com a destruição da paisagem e o inconveniente de dezenas de lagoas, algumas delas muito perigosas que assim permanecem anos a fio pela inércia das autoridades e porque não dizê-lo, pelo desinteresse das populações.

domingo, março 16, 2008

A um amigo



Foi há um ano que recebeste a tua Cruz
Mas desta vez não substituíste outros que a não quiseram transportar
e mais uma vez,
a última vez
a transportaste com dignidade.

A tua Via-Sacra foi longa
mas nem uma só vez
ouvimos de ti um grito de revolta,
um lamento sequer.
Antes fazias trespassar uma esperança,
uma quase certeza
que essa cruz não era ainda a tua.
Também quero acreditar
que apenas foste mais um Cireneu
solicitado entre a multidão
para carregar a cruz.

Quero acreditar
...acredito
que a haver esse espaço de proximidade com Deus
a que chamamos céu
tu certamente lá estás
no conforto dos seus braços.

Ficamos privados da tua presença física
mas a memória da tua humildade, solicitude e alegria de viver
jamais se apagará.

Até mais, amigo!

sábado, março 15, 2008

quinta-feira, março 13, 2008

Contra a corrente


O difícil não reside em remar contra a corrente. Isso faz-nos até bem. Desenvolvemos resistências e acabamos por descobrir competências que desconhecemos.
A dificuldade está na indiferença.
Difícil, não é remar contra a corrente. Difícil é remar sem água.

terça-feira, março 11, 2008

Lamento


Fui novamente agraciado com mais um comentário contendo um link para um vírus. Lamento imenso que hajam pessoas que se divirtam a causar danos a quem está de boa fé e apenas pretende partilhar com a web um gosto pessoal pela fotografias e algumas opiniões sobre matérias que me suscitam interesse.

Eliminei o comentário ao meu post anterior e fiz algumas alterações ao nível das definições do blog no que respeita aos comentários. Espero que ajude a resolver o problema, caso contrário terei que moderar os comentários, coisa que não aprecio. Cada um é livre de dizer o que pensa. Não é livre é de causar danos a terceiros.

sábado, março 08, 2008

Dia Internacional da Mulher


Estas mãos rudes, calejadas e agredidas pelo trabalho não são de um homem. São de uma mulher. Geralmente, nestes dias aparecem na televisão mulheres bonitas e sensuais a promoverem a efeméride e esquecemo-nos das mulheres que nem sabem que há um dia internacional da mulher.

Foto: Uma mulher de Creixomil coloca as suas mãos em repouso enquanto ouve um grupo de música tradicional, desfrutando de um breve período de descanso. Junho de 2007

sexta-feira, março 07, 2008

1 foto por dia

Nem sabe o bem que lhe fazia...

P.S. Este post foi recolocado, porque fui vítima do ataque de um vírus inserido num comentário a este mesmo post.
Tenham cuidado! Caso apareça de novo um comentário com links, não acedam por favor.
Caso tenha causado algum inconveniente a alguém, as minhas sinceras desculpas.

quinta-feira, março 06, 2008

Simplicidade


Se não formos capazes de apreciar a beleza de uma flor, o sorriso de uma criança ou o encanto do pôr-do-sol, nunca seremos felizes.

A felicidade não se encontra nos centros comerciais mas nas coisas simples que nos rodeiam.

Um sorriso nunca entra em saldos porque a sua procura está sempre em alta.

foto com nikon coolpix 5700